CineMão exibe filme Timbuktu


O CineMão está de volta! Funcionando como um projeto de extensão da UNEB/Campus XIV do curso de Rádio e TV o Cinemão foi desenvolvido entre os anos 2011 e 2013 sob direção da professora Carolina Ruiz de Macedo e agora terá suas atividades retomadas sob coordenação da professora Helen Campos. O projeto tem o objetivo de promover um espaço para exibição e discussão de produções audiovisuais, aberto a toda comunidade acadêmica ou não.

Dando prosseguimento assim a formulação inicial, o CineMão continuará buscando aproximação entre a universidade e toda comunidade coiteense ampliando assim o acesso e a participação nas atividades do mesmo. Escolas secundaristas de Conceição do Coité, bem como o corpo docente, discente e técnico da Universidade, e público em geral contactados através de lista de e-mails, redes sociais, e através de cartazes fixados em diversos pontos da cidade e da universidade continuarão a ser o público alvo desta proposta, explica a professora Helen Campos. “Estar diante de diversas possibilidades de produções de filmes acaba por reeducar o olhar, que geralmente já se acostumou com as produções velozes e por ora alienantes de grande parte do cinema Hollywoodiano, que “invadem” as nossas casas diariamente” afirma a professora. Assim, a retomada do projeto será com um filme dirigido por Abderrahmane Sissako. Timbuktu apresenta ainda atuações marcantes de Ibrahim Ahmed dit Pino, Abel Jafri, Hichem Yacoubi, Toulou Kiki e Kettly Noël.

O longa é uma produção da Mauritânia (África) e provoca discussões e reflexões quanto a resistência, tradição e modernidade, entre outras questões. Nesse primeiro momento a escolha das obras foi a partir de discussões entre docentes e discentes envolvidos no projeto relacionados ao debate sobre a descolonizaçao do olhar, refletindo sobre a montagem como prática cultural e política. O projeto está contando com a parceria do Projeto de Web Rádio coordenado pela professora Priscila Andrade. Além disso, conta ainda com o apoio do Grupo de Estudos Promoção à Igualdade Racial sob coordenação da professora Iris Verena. Após as exibições do filme, xs alunxs do componente curricular “Edição de TV e vídeo” ministrada pela prof. Helen deverão compartilhar informações e impressões a respeito da obra. Desse modo o projeto além de possibilitar o conhecimento quanto a produção e direção de narrativas audiovisuais, contextualizando/problematizando seus modos de realização e suas especificidades técnicas e estéticas busca promover também um espaço de fruição prazeroso onde os participantes poderão falar sobre suas impressões quanto a obra.

Então agora é só marcar com os amigos na próxima segunda feira 10/04 a partir das 18:00 horas no Auditório da Uneb /Campus XIV.

Forte abraço!
Equipe CineMão.
Entrada Franca!