No IV Seminário de Educação, Mídias Digitais e Software Livre (SEMDSL) com o tema Tecnologia Livre e Cultura hacker. Ocorrido no dia 14 de fevereiro com a palestra ministrada pela Professora e integrante do Raul Hackerclub Karina Menezes, apresentando tema Hackerismos Contemporâneos em dois momentos, pela tarde dialogando através de uma linha do tempo desde o surgimento do conceito “Hacker” ao seu desenvolvimento como cultura de conhecimentos tecnológicos, falando também sobre compartilhamento de informações, ressignificando a visão do ser hacker na sociedade.
Em um segundo momento durante a noite, dando continuidade ao bate-papo, porém levando para o segmento da educação, a professora Karina expõe resultados de sua tese Pirâmide da Pedagogia Hacker [Vivências do (In)possível] (A tese foi premiada no “Prêmio CAPES de Tese 2019”) que demonstra oportunidades e métodos educacionais partindo de uma perspectiva social que hackerspaces possibilitam.
Tese Pirâmide da Pedagogia Hacker [Vivências do (In)possível] – https://repositorio.ufba.br/…/Kamenezes_P2H_Entrega_Reposit…
Matéria produzida pelos alunos da disciplina Seminário Interdisciplinar II